Educação para o relacionamento

Inteligência, criatividade, espírito de iniciativa, capacidade de liderança e perseverança são fatores determinantes da realização pessoal e profissional. Estimulá-los desde a infância é preparar o estudante para enfrentar um mundo que se transforma em ritmo acelerado. Revoluções sucedem-se incessantemente em todos os campos do conhecimento e em todas as áreas de atividade. Surgem novos problemas que exigem soluções sempre urgentes. É preciso inteligência para discriminar a importância das questões essenciais.

A aprendizagem relacional considera que ao domínio dos conhecimentos técnicos e científicos é preciso associar a capacidade individual de bem viver e relacionar-se com o outro, assim como a habilidade de relacionar os conhecimentos entre si.

A pré-adolescência – fase em que se encontram os alunos que estão nesta fase do ensino, é período caracterizado por mudanças e relações mais complexas, exigindo um preparo pautado no desenvolvimento da autoestima e do autoconhecimento, para que a posição no grupo em que atuam se dê em balizas sólidas.

O Colégio Mercúrio propõe associar ao conhecimento adquirido o respeito às diversidades e a capacidade de convivência, direcionando a energia típica da idade para ações produtivas, fundamentais para a formação autônoma dos alunos.

Fins e Metodologia

A meta da educação no Ensino Fundamental é a formação integral do educando, por meio do desenvolvimento harmônico de todas as suas potencialidades, proporcionando-lhe o ajustamento ao meio físico e social. Para tanto, a metodologia indicada é a da aprendizagem pela atividade – aprender fazendo. O apoio e a orientação ficam a cargo do professor, os recursos tecnológicos e educacionais oferecem a base desse projeto.