• ONDE ESTAMOS?Rua Mercúrio, Nº 293 - Pavuna
  • E-MAILsecretaria@asesfat.org.br
  • TELEFONES(21) 2474-8000 | 2474-2626

Proposta Pedagógica

Os princípios básicos de formação do Colégio Mercúrio estão contidos na Proposta Pedagógica. Trata-se de um projeto que configura a identidade da escola, na medida em que define os pressupostos, as finalidades educativas e as diretrizes gerais da prática pedagógica. A definição de sua estrutura final funcionará como um amplo movimento de revisão e atualização pedagógica.


MISSÃO EDUCACIONAL

“Servir pessoas, atendendo às suas necessidades educacionais com qualidade”.

A Missão Educacional pressupõe crença na vida, crença na capacidade de o homem compreender a realidade e nela atuar, se tornando melhor e melhorando a qualidade de vida de toda a sociedade. É, pois, nossa responsabilidade, como instituição educacional, entender o passado, viver o presente e vislumbrar o futuro, para afirmar, com coragem e lucidez os valores que fundamentam a vida, criando condições para que as pessoas se desenvolvam integralmente.


VISÃO

Sermos reconhecidos como uma referência educacional em nossa comunidade, buscando a vanguarda das transformações, aprimorando a qualidade das relações com as pessoas a quem estivermos servindo e cumprindo nossa responsabilidade social.


VALORES

Honestidade;
Trabalho cooperativo;
Melhoramento contínuo;
Solidariedade;
Compromisso com o fazer bem feito.

“Ainda que seja mínimo o tempo de permanência de uma pessoa entre nós, queremos que ela, conosco aprenda:”

A necessidade do questionamento;
A alegria da descoberta;
O valor da crítica consequente;
A coragem da denúncia;
O poder de ação, criando condições para que construa, com o coração livre de ódios e ressentimentos, uma sociedade fundada na liberdade, na justiça e na solidariedade.

“Para nós, o crescimento é o que fundamenta a educação. Esse crescimento fundamental será trabalhado em três dimensões:”

1 - Consciência em Si

A primeira dimensão – CONSCIÊNCIA DE SI – é o ponto de partida para o crescimento global da pessoa. Nasce no momento em que a pessoa aceita sua condição humana – sem medo, sem rancor – e se torna consciente de que é a responsável maior pelo seu próprio crescimento.

A consciência de si deve ser aprimorada em três níveis, simultaneamente: no nível físico, no nível emocional e no nível intelectual.

No nível físico, queremos criar condições para que a pessoa desenvolva:

A compreensão do corpo como parte integrante da natureza, como manifestação da vida;
A identificação com o próprio corpo – atenção, percepção, aceitação e valorização;
A percepção da importância do condicionamento físico, da energia e da vitalidade.

No nível emocional, queremos criar condições para que a pessoa seja capaz de:

Valorizar os sentimentos;
Expressá-los livremente;
Ampliar a percepção do que é sentido.

No nível intelectual, queremos criar condições para que a pessoa aprenda a:

Compreender a importância da atividade intelectual como forma de processamento da experiência e alcance de estágios cada vez mais aprimorados de desenvolvimento;
Organizar e compreender a sua própria experiência, definindo, a partir dela, metas e programas;
Avaliar, com autonomia e lucidez, os resultados das ações e programas implementados.
Recombinar e relacionar globalmente dados da sua experiência, de forma a criar respostas novas.

2 - Relacionamento com o outro

A Segunda dimensão – O RELACIONAMENTO COM O OUTRO – é determinante do processo pelo qual as pessoas se ajudam a crescer. Dentro dessa dimensão, nos propomos a criar condições para que as pessoas:

Percebam a importância do relacionamento como fator de crescimento;
Desenvolvam formas afetivas de comunicação, expressando e discutindo com clareza processos e resultados de sua própria experiência;
Admitam que os outros tenham e expressem ideias e valores diferentes;
Sejam flexíveis, considerando as controvérsias como oportunidade de desenvolvimento;
Percebam sua responsabilidade social, compreendendo que as suas ações individuais se refletem nos outros;
Compreendam a importância do trabalho como:
Meio de aquisição de recursos materiais para garantir, com dignidade, a vida das pessoas;
Fator de crescimento emocional e intelectual do ser humano;
Elemento que contribui para a melhoria da qualidade de vida da sociedade;
Acolham o outro como pessoa em desenvolvimento.

3 - Transcendência

A terceira dimensão do desenvolvimento pessoal – A TRANSCENDÊNCIA – origem e meta do processo educacional, traduz-se na compreensão profunda da essência da vida. Nesse sentido, queremos propiciar à pessoa experiências que favoreçam:

A compreensão do ser vivo como único e integridade de um todo;
Encontro da pessoa com a sua razão de ser e com a razão de ser de cada coisa;
Reconhecimento da existência de um poder ilimitado que cada um possui dentro de si e que é nosso papel ajudá-lo a desenvolver;
Reconhecimento de que o homem é potencialmente um ser limitado.

Não pretendemos definir um padrão para a formação do indivíduo. Desejamos, porém, criar, nele, em meio à mutabilidade e ao relativismo característicos do processo vital, pontos de referência e valores fundamentados na sua experiência pessoa e dos que interagem com ele no seu meio.

“Desejamos que exista em cada aluno do Colégio Mercúrio:”

A vitalidade que propicia a renovação constante em busca da qualidade;
A sensibilidade que percebe os mais delicados sentimentos;
A ternura que acolhe amorosamente todas as pessoas;
A sabedoria que revela o caminho da verdade;
A firmeza que rejeita o que é contra a vida, para nos tornarmos pessoas independentes e livres, capazes de ouvir a voz da vida e com ela aprender o segredo de aprender.

NOSSO VÍDEO INSTITUCIONAL